sábado, 22 de outubro de 2016

GÊNEROS NÃO BINÁRIOS - Vamos Falar Sobre? #18 (1ª Semana da Diversidade HDA)

E aí galerinha do HDA! Beleza?



No "Vamos Falar Sobre?" de hoje, iremos tratar um tema muito pouco comentado entre nós: Genderqueer / Gêneros Não Binários.


Mas o que é isso? Quem são? Onde vivem? Do que se alimentam? Confira isso clicando no LEIA MAIS


Diferenças entre Sexo Biológico, Gênero e Expressão de Gênero

Sexo Biológico é relacionado ao corpo. É designado através das genitálias no momento do nascimento, podendo existir o masculino, o feminino e o intersexo. 

O Gênero, como já foi discutido aqui (ver TRANSGÊNEROS E CISGÊNEROS - Vamos Falar Sobre? #15) é a maneira como você se identifica e não está diretamente relacionado ao seu sexo biológico, podendo ser divergente do mesmo.

Já a Expressão de Gênero como propriamente diz o nome, é a maneira como você expressa seu gênero num âmbito social (aparência, roupas, trejeitos, etc), sendo aqueles que se encaixam em um meio termo de masculino e feminino, denominados Andróginos.



Conhecendo alguns dos gêneros

Gênero Fluído
O gênero com que a pessoa se identifica varia através do tempo: às vezes sente-se cis, outras vezes trans binário, outras vezes trans não-binário, noutras identifica-se com vários gêneros, ou com nenhum. A velocidade com que o gênero muda varia de pessoa para pessoa, e para alguém se considerar gênero fluido, não tem de experienciar identificar-se com todos os gêneros. Além disso, gênero fluido não é uma mistura de identidades – é uma identidade própria.

Agênero e Neutrois
Apesar de parecer, não são a mesma coisa. Uma pessoa agênera não se identifica com nenhum gênero, nem mesmo o fluído. 
Já o neutrois é uma pessoa denominada como gênero neutro, que é diferente de não ter gênero.

Aliagênero
Pessoa que identifica seu gênero como "outro", sendo um gênero fora dos já existentes.

Bigênero
Aquele que se identifica com dois gêneros (não sendo obrigatoriamente masculino e feminino) e está sempre entre um e outro. 

Trigênero
Aquele que se identifica com três gêneros e está sempre se 'movendo' entre estes.

Demiboy
Designa uma pessoa que é parte pertencente ao gênero masculino e parte pertencente a algum outro gênero, normalmente não especificado.

Demigirl
Designa uma pessoa que é parte pertencente ao gênero feminino e parte pertencente a algum outro gênero, normalmente não especificado.

Pangênero
Aquele que se identifica com todo e qualquer tipo de gênero.

Não-Binário
É um termo que embarca todos os gêneros que não são masculino e feminino.

Travesti
São pessoas que desenvolvem um papel de gênero feminino, mas não se reconhecem entre os gêneros binários. Sendo assim, reconhecido como não-binário ou terceiro gênero.



Mas não são a mesma coisa?

Obviamente que não! Cada um deve se identificar com aquilo que lhe faz bem e que lhe representa e é papel da sociedade e nosso como parte da mesma, respeitar cada um exatamente da maneira que é. Não é nosso papel julgar as pessoas por aquilo que as fazem bem.



Eu sei que parece meio confuso, mas gênero é algo muito mais abrangente. Existem mais gêneros que não citei aqui e se vocês quiserem saber quais são ou se sentiram a falta de algum gênero não-binário, COMENTE e me deixe saber sua opinião!

Vamos ficando por aqui com mais um "Vamos Falar Sobre?" e voltamos amanhã com o último episódio da 1ª Semana da Diversidade HDA! Até lá!

Um grande abraço!
Att. Lukas233238

7 comentários:

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.