sábado, 17 de junho de 2017

RELACIONAMENTOS ABUSIVOS - Vamos Falar Sobre? #25

E aí galerinha do HDA! Beleza?

No retorno do quadro "Vamos Falar Sobre?" eu irei trazer um tema no qual muita gente vai se identificar, inclusive eu que vivenciei um RELACIONAMENTO ABUSIVO nos últimos meses. Então já pegue a pipoca, se acomode e vem comigo nessa matéria!

Clique no LEIA MAIS para visualizar o conteúdo!

O QUE É UM RELACIONAMENTO ABUSIVO?


O relacionamento abusivo nada mais é do que aquela relação anormal, na qual uma pessoa passa a ser tratada como um objeto ou uma posse. É caracterizado por violências físicas ou psicológicas, mas não obrigatoriamente de maneira direta.


QUAIS OS SINAIS DE UM RELACIONAMENTO ABUSIVO?

Identificar um abuso nem sempre é fácil, mas ficam aqui alguns sinais que você pode observar na sua relação.

Obs: Estarei utilizando o termo "O ser" para me referir ao abusador, mas você pode encaixar qualquer gênero dependendo da sua vivência.

  • O ser quer ter controle de todas as suas conversas com outras pessoas, até mesmo seus amigos;
  • O ser tem ciúmes dos seus amigos e por vezes te impede de sair com eles quando o ser não pode estar junto;
  • O ser pede suas senhas do celular e de redes sociais para monitorar o que você faz e, por vezes, pega seu celular sem sua autorização para verificar suas redes sociais;
  • O ser faz pressão psicológica dizendo que você "jamais encontrará alguém que te ame da maneira como ele ama" ou que "ninguém jamais faria por ti o que ele faz";
  • O ser faz com que você se sinta inferior e incapaz e te faz acreditar que ele é a única pessoa na face da Terra capaz de manter uma relação com você;
  • O ser te faz dependente dele para tudo e, por vezes, te impede de fazer coisas sozinho(a);
  • O ser já te obrigou a fazer sexo mesmo quando você não queria;
  • O ser te faz acreditar que você não pode evoluir na vida ou ter conquistas pessoais se não for com ele;
  • O ser já te agrediu fisicamente (agressões físicas incluem apertões, tapas, cutucões violentos ou qualquer outro tipo de contato físico que você possa considerar como agressivo.);
  • O ser já te fez ou te faz sentir medo dele, principalmente demonstrando instabilidade emocional;
  • O ser controla até mesmo as roupas que você usa, ditando também a maneira como você deve se portar;
  • O ser comete agressões verbais, dizendo a você palavras de baixo calão ou a comparando de maneira pejorativa;


Esses itens são apenas alguns dos sinais que podemos observar em uma relação abusiva, claro que existem outros que inclusive, você pode citar aqui nos comentários para contribuir com a matéria!
Vale lembrar também que relacionamento abusivo não existe somente em namoros/casamentos! Qualquer relação entre pessoas, mesmo as familiares e de amizade, são propensas a se tornar abusivas!

ESTOU EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO! O QUE FAZER?

O primeiro passo e mais importante é não ficar em silêncio! Converse com a pessoa e a faça enxergar suas próprias atitudes, converse com amigos e pessoas próximas sobre o assunto e se necessário for, afaste-se dessa pessoa. Por experiência própria posso dizer: o alívio de se livrar de uma relação abusiva, é uma das melhores sensações que você irá sentir.


Eu recomendo que assistam o vídeo abaixo, da Youtuber Jout Jout onde ela fala sobre esse tema de uma maneira bem abrangente.


Eu espero que tenham gostado desse episódio do "Vamos Falar Sobre?", portanto, deixem seus COMENTÁRIOS aqui para ajudar a tecer bons conselhos para quem vem passando por essa situação.
Nos vemos na próxima!

Um grande abraço!
Att. Lukas233238 (@tiodarkside)


Um comentário:

  1. Ótimo tema, Emilly era um nojo de pessoa no reality (minha opinião) mas não merecia aquele Marcos tratando ela daquela maneira.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.